quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de N. S. de Prazeres

Aljubarrota





Igreja da Misericórdia de Aljubarrota A igreja da Misericórdia ao que se julga, é o que resta de um conjunto de edifícios que incluíam o Hospital da Espírito Santo. Data de 1518, sendo feito restauros em 1985 e 1991. Igreja de planta longitudinal, com nave única. Frontispício simples, com empena triangular, encimada por uma cruz, ladeada por pináculos.

Igreja de Prazeres Apresenta um portal romântico, frontaria em bico e torre lateral robusta, com coruchéu piramidal. O portal apresenta três arquivoltas simples, de volta inteira. Interiormente, tem uma só nave e a “capela do fundador”, com uma ogiva gótica, indica ser a sua construção, dos primórdios da monarquia. A capela do lado da epistola é renascentista, datada de 1596 e é decorada com bustos de anjos alados. Reza a tradição, que foi nesta igreja que D. Nuno Alvares Pereira rezou antes da batalha de Aljubarrota, onde se cobriu da glória. Também está ligada ao “ Milagre da Senhora do Laço”. Lenda Milagre da Senhora do Laço “ Um dia um rapazote que andava a apanhar pássaros encontrou na sua armadilha de “ um sistema especial de laços”, uma pequena imagem de Nossa Senhora, em vez de qualquer ave. O pequeno, admirado, levou-a logo para casa e mostrou-a à mãe que logo quis mostrá-la ao padre. Porem, quando a foi buscar não a viu… Entretanto, o rapazito voltou ao local onde tinha a armadilha e encontrou lá a imagem de Santa. Correu logo a criança ao contar à mãe o sucedido que foi chamar o pároco e os dois juntos foram ao local donde a retiraram do laço, e a puseram na igreja, junto à porta do sacrário, envolvida com um laço de fita”. Conta-se que as mulheres da região, na aflição dos seus partos, pediam a protecção da senhora do Laço e eram atendidas nas suas preces.







Capela do carrascal É uma simples e singela capelinha, construída em hora de S. Pedro


Ermida do Lagoa do Cão É uma capelinha recente, denominada de “ Nossa Senhora de Fátima e João Paulo II “ e foi construída pelo o povo do lugar com a ajuda da Câmara de Alcobaça e Junta de Freguesia de Prazeres. Foi inaugurada em 2005.


Chiqueda Capela de Nossa Senhora do Carmo Linda igrejinha de invocação a S. Brás, com imagem de vulto. Esta capela tem igualmente a imagem de Nossa Senhora do Carmo, cuja festa se celebra na Quinta – feira de Ascensão ou Quinta – feira da espiga. É uma festa muito típica, com as pessoas a irem pelos campos apanhar espiga de trigo, papoilas, malmequeres amarelos e ramos de oliveira, que depois são benzidos e levados para casa.


Carvalhal Capela do Carvalhal O seu padroeiro é Santo Amaro. Está hoje muito descaracterizada devido aos restauros que lhe modificaram a fisionomia. Também é devoção da Senhora da Conceição, que apresenta a lua e a serpente. A festa em honra da N. S. Conceição realiza-se na 2º semana de Julho e é bastante concorrida.





Boavista Capela de Nossa Senhora de Fátima Conhecida pela igreja de Nossa Senhora de Fátima, cuja padroeira é a Nossa Senhora da Conceição. Consta que esta capela foi construída em meados anos 80 e restaurada no ano 2000 com construções nas zonas envolventes.


Capela dos Moleanos É uma capela construída pelos populares em honra da Nossa Senhora da Piedade. Construção moderna, tem ao lado a antiga capelinha que recorda tempos passados.



Lameira Ermida de S. Romão No lugar da Lameira, no cimo dum monte, existe uma antiga ermida de invocação a S. Romão, com a imagem de vulto. Antigamente tinha alpendre com colunas, mas obras recentes, descaracterizaram-na e já nada resta do alpendre. A festa de S. Romão realiza-se em Agosto, sendo o santo o advogado contra a falta de leite das mães, e por isso, era costume na 5ª feira de Ascensão, levar à ermida crianças com uma caneca pequena na mão, para receberem o leite.






Obras disponíveis (Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email-imtn@sapo.pt /e telem. 916850489) Aguarelas 31cm/40cm Preço 100€


Sem comentários:

Enviar um comentário