quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Freguesia de S. Mamede



Igreja de s. Mamede
A existência de uma antiga capela devotada a S. Mamede é um facto conhecido por transmissão oral de gerações e encontrada a sua confirmação no Couseiro. Esta obra, na sua edição de 1868,refere nas suas páginas a grande devoção e o imenso número de devotos a deslocarem-se à capela para rezar e venerar aquele Santo.
Subsiste uma dúvida, até hoje não totalmente esclarecida, sobre a exacta localização da capela.
Como base na tradição escutada, afirma-se ter havido outro edifício a acolher a imagem de S. Mamede e posteriormente transferido para a área onde hoje se ergue a igreja matriz



Igreja de Nossa Senhora da Memória
Igreja que fica na localidade de Casal do Meio


Igreja de Nossa Senhora Perpétuo Socorro
Igreja esta que fica na localidade de Perulheira





Igreja de Santo António
Localidade de Casal Vieiro tem o privilegio de ter dois monumentos religiosos, a capela de Santo António datada do séc. XVIII, e um outro muito mais recente com uma arquitectura moderna.
Capela antiga foi construída no século XVII e restaurada no ano 1988. É um templo de nave rectangular, coberta por madeira e capela-mor abobadada, de menores dimensões. É de planta longitudinal, composta pelos rectângulos justapostos da nave e da capela-mor, a que se adossa, a sul , a sacristia. A fachada principal, orientada, com empena triangular rematada por cruz, com ornatos sobre os cunhais. Do lado sul, encontra-se uma torre sineira. No interior, a nave é coberta por tecto em madeira com as armas nacionais pintadas e a data é 1903. O altar-mor está inserido num nicho em cantaria, de modulação idêntica à do arco triunfal.
















Igreja de Nossa Senhora de Assunção
Esta Igreja fica na localidade de Vale Barreiras








Sem comentários:

Enviar um comentário