quarta-feira, 27 de julho de 2011

Freguesia de São Bento

A actual Igreja Paroquial é de 1950, e a torre foi erguida uns anos mais tarde em 1988.


Pesquisa (Da Pré História à Actualidade de Monografia de Porto de Mós, de Francisco Jorge Furriel) (Porto de Mós em seu termo 1977 de António Martins Cacela)






Igreja Paroquial de São Bento
A designação da povoação de S. Bento provem do nome do orago da capela local que de nada se assemelha à actual Igreja Paroquial. Portanto esta povoação já se chamou Covão da Nogueira. Não sabendo a data da primeira capela o Couseiro faz algumas referencias de ter sido do séc. XVII e obras realizadas em 1727 e restauro em 1866.





Pia Carneira
Diz a tradição que esta capela foi mandada construir no cumprimento de uma promessa feita ao Mártir São Sebastião, se a forte epidemia a” peste “ que se encontrava por toda a parte, não atingisse este lugar. Como de facto estes habitantes foram poupados a esse terrível flagelo, foi construída a capela em 1599 e ampliada em 1890. Datas registadas em lápides existentes na capela. Mais recentemente teve obras de melhoramentos.
Nesta Capela alem da imagem de S. Sebastião tem ainda uma imagem raríssima de Santa Águeda do séc. XVII,” advogada dos peitos”, considerada uma excelente obra de arte sacra, esculpida em madeira, tem na mão direita uma bandeja com dois peitos de mulher

Pesquisa (Da Pré História à Actualidade de Monografia de Porto de Mós, de Francisco Jorge Furriel) (Porto de Mós em seu termo 1977 de António Martins Cacela)






Cabeça das Pombas
A capela de N. Senhora da Saúde e de Santa Susana, foi mandada construir em 1732 por um “devoto” conforme reza a lápide quase imperceptível sobre a porta principal.
O adro foi construído em 1924, os portões de ferro que fazem parte da vedação do adro é de 1959, e um coreto que se encontra junto da vedação exterior da capela é de 1963.

Pesquisa (Da Pré História à Actualidade de Monografia de Porto de Mós, de Francisco Jorge Furriel)







Chainça
Capela de Nossa Senhora da Conceição datada 1787.

Pesquisa) (Porto de Mós em seu termo 1977 de António Martins Cacela)







Casal de Santo António
Esta povoação já teve outro nome “ Azelha” tem uma capela em honra de Santo António construída em 1905.

Pesquisa) (Porto de Mós em seu termo 1977 de António Martins Cacela)

Obras disponíveis


(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o


Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)


Aguarelas31cm/40cm


Preço 100€












Sem comentários:

Enviar um comentário