terça-feira, 26 de julho de 2011

Freguesia de Serro Ventoso




Serro Ventoso
A igreja matriz da invocação de S. Sebastião, é de 1603
A sua torre foi mandada construir em 1866, segundo consta de uma placa que tem numa das faces e que o maior sino da torre foi fundido aqui em 1883.
No altar mor desta igreja existe um belo retábulo de talha dourada, assim como nos dois altares colaterais trabalhados e esculpidos em madeira de rara beleza.

Pesquisa( Da Pré História à Actualidade de Monografia de Porto de Mós, de Francisco Jorge Furriel






Bezerra
No lugar Bezerra há uma igreja dedicada a S. Joaquim e Santa Ana. A primeira ermida é datada do séc. XVII, teve um acrescento inaugurado a 19 de Setembro de 1928 e outro em 1948.
Foi reconstruída mais tarde, tendo sido inaugurada em 29 de Novembro de 1998, com a presença do Bispo da Diocese Leiria-Fátima D. Serafim Sousa Ferreira e Silva, e do Padre João Rodrigues.
As estátuas de São Joaquim e de Santa Ana são ambas esculpidas em madeira, uma com 50cm e outra de 30cm.

(Informação recolhida da internet)




Chão das Pias
No lugar Chão das Pias, a modesta capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, foi substituída por uma nova igreja, mais moderna e com dimensões muito superiores à capela minúscula construída em 1923.
Esta nova foi inaugurada a 22 de Julho de 2007.









Casais do Chão
No lugar Casais do Chão há uma igreja de Nossa Senhora da Saúde, mandada construir em 1948 pelo benemérito José Teodoro dos Santos.
Em 1998, o Padre João Rodrigues juntamente com a Comissão da capela daquela época fizeram obras de melhoramento, culminando as mesmas, com a comemoração dos 50 anos da construção desta ermida.

(Informação recolhida da internet)







Mato Velho ( Igreja Antiga)
A igreja de S. Silvestre foi mandada construir no ano de 1143, por um morador da Póvoa, lugar que então havia ali próximo.
Inscrição essa desaparecera com o tempo e os sucessivos restauros.
Ainda segundo a lenda , teria sido D. Afonso Henriques o primeiro rei que nela rezou, quando da sua passagem por aqui, para a conquista de Santarém em 1147.
Conta-se também que: ”há muitos séculos, a imagem de São Silvestre era frequentemente raptada pelos moradores dos Casais do Chão, mas que a imagem vinha de noite pelos seus próprios pés para a sua capela, que apesar de velhinha estava sempre muito bem conservada.”

Pesquisa(Da Pré História à Actualidade de Monografia de Porto de Mós, de Francisco Jorge Furriel)


“A esta Igreja faço duas referencias a imagem anterior e à actual e a que se encontra neste momento.”




Mato Velho ( Igreja Actual)


Obras disponíveis


(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o


Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)


Aguarelas31cm/40cm


Preço 100€












Sem comentários:

Enviar um comentário