quarta-feira, 27 de julho de 2011

Freguesia de São Pedro






Igreja de S. Pedro
Igreja Paroquial, datada de 1702, de estilo barroco, serviu de complemento ao edifício adjacente do convento dos Agostinhos Descalços(1676 a 1702). Mas consta que só a partir de 1834 foi dedicada a S. Pedro. A torre da igreja é delimitada por cunhais de cantaria e apresenta quatro sineiras. No interior do templo, existe uma capela em honra do Senhor dos Passos preenchida de mármores originários de Alqueidão da Serra, Chão de Maçãs e Juncal.
O altar e o retábulo, do século XVIII, são constituídos por mármores em tons de preto, rosa e amarelo. Destaca-se a imagem do padroeiro, São Pedro, feita na Índia, em 1867, usando madeira de Nova Goa. A capela-mor é revestida com painéis de azulejos novecentistas que ilustram a pesca milagrosa e a entrega das chaves a São Pedro.
Existem ainda dois altares colaterais e quatro laterais. Os primeiros dedicados a Nossa Senhora da Conceição e Cristo Crucificado, enquanto que os altares laterais fazem alusão ao Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Passos e S. José com o menino. (Informação retirada da internet)







A Capela de Santo António e o outeiro em que está situada destacam-se em relação ao resto da vila. No interior da capela, os azulejos seiscentistas azuis e amarelos produzem um interessante efeito visual.
A Capela foi construída com o ganho das esmolas dos fiéis de Santo António, no século XVII. No interior da capela de planta rectangular, existe um conjunto de azulejos (azuis e amarelos) da fábrica do Juncal, do século XVIII. O arco triunfal pleno possui um registo azular com a imagem de Santo António.

(Informação retirada da Internet)



Corredoura
Datada de 1803, a capela da Corredoura invoca Nossa Senhora do Amparo.
Com as obras de restauro e melhoramentos a actual igreja deixou de ser forrada a azulejo no seu exterior, que preenchia toda a fachada do edifício.



Igreja de Santo António (Tojal)
Igreja construída no ano 1615 dedicada a Santo António e nela foi celebrada a primeira missa em 1616, como consta a placa descritiva existente no local.
Também há referências que ela teve obras de ampliação no ano de 1971.






Capela de Nosso Sr. dos Aflitos ou Sr. do Alpendre

LENDA DO SENHOR DO ALPENDRE EM TOJAL - PORTO DE MÓS
“ Conta-se que em tempos remotos andava um mendigo a pedia esmola no lugar do Tojal. Chegou a noite, o mendigo foi a uma casa e pediu se lhe davam dormida porque fazia muito frio, e não tinha onde se abrigar.
Uma família teve pena do pobrezinho e deu-lhe dormida num pequeno palheiro. Como fazia muito frio, deram-lhe uma manta para se tapar.
De manhãzinha, a dona do palheiro foi ver se o pobrezinho estava bem. Quando lá chegou não viu o pobrezinho, e qual não foi a surpresa quando viu lá estampada na parede a Imagem de Cristo Crucificado.
Correu boato por todos os lados, e todos diziam que aquele mendigo era Nosso Senhor, porque para pintar aquela Imagem, por muita habilidade que o mendigo tivesse, não conseguia fazer aquela Imagem numa noite. Tanto mais que não tinha luz para se alumiar.
A partir daí, o povo começou a ter muita devoção ao Cristo Crucificado na parede. Fizeram uma pequenina Capela e alumiavam a Imagem como ainda hoje fazem. Com o correr dos tempos, o povo pensou em fazer uma Capela maior, mas a pequenina nunca foi modificada para não perder o estilo antigo.
E assim lá continua com muito zelo do povo, que por isso propuseram chamar-lhe, Imagem Senhor do Alpendre porque a cozinha tinha realmente um alpendre. Também lhe chamam Senhor dos Aflitos, porque muitos devotos foram socorridos e continuam a sê-lo nas suas aflições. Pedem com fé e confiança naquele Senhor Crucificado, que ali foi gravado sem se saber como. Numa noite em que lá pernoitou um mendigo que nunca mais foi visto.
Todos os anos fazem festa em honra do Senhor do Alpendre, ou dos Aflitos, como é chamado também. Todo o povo adere às festas, porque têm muita devoção.
Foram vistas pessoas de fora a cumprir promessas, como por exemplo, da Nazaré e outras terras. “

(Blog: Histórias por Contar)





Ribeira de Cima
Capela de Nossa Senhora do Desterro
Datada de 1688, a capela da Ribeira de Cima passou já por vários melhoramentos. A torre actual, é de 1948, foi mandada construir pela Irmandade da Padroeira Nossa Senhora do Desterro.
Evidencia-se a imagem da santa, em barro policromado, uma das poucas existentes no Concelho.




Bom Sucesso
Edificada em 1718, a capela de invocação a Nossa Senhora do Bom Sucesso foi restaurada em 1946 e em 1986.


Obras disponíveis



(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o







Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)







Aguarelas31cm/40cm







Preço 100€



















Sem comentários:

Enviar um comentário