sexta-feira, 31 de maio de 2013

Freguesia da Bajouca


Bajouca

No lugar de Bajouca existe esta Igreja em honra de Santo Aleixo.
A devoção a este Santo já vem de há muitos anos, pois consta no Couseiro o seguinte;” Há no Distrito desta Freguesia ( na altura Monte Redondo) uma Ermida de invocação a Santo Aleixo, que está em uma matinha, ao Paço muito pequena, sem fabrica, e por isso nela se não diz missa”
Em dados recolhidos, junto da freguesia consta que a anterior igreja foi construída em 1712.
Na actual Igreja consta uma placa com as seguintes informações; “Principiada em 3 de Maio de 1977, esta Igreja foi benzida e inaugurada a 20 de Maio de 1984 pelo o Sr. Bispo de Leiria D. Alberto Cosme de Amaral.”
Lenda de S. Aleixo
“Contam-se várias lendas à volta deste Santo que viveu em Itália na Idade média. Perto de Monte Redondo existe um lugar chamado Santo Aleixo onde haveria uma ermida (capela pequena) a este Santo e que ficava na rota dos monges de Alcobaça que aqui passavam para outros mosteiros da região. Um dia, com medo que os mouros roubassem a imagem do santo, esconderam-na na toca de um sobreiro e, conta a lenda, apareceu depois numa pequena Ermida onde hoje se situa a Igreja da Bajouca. Voltaram a levar a imagem para Santo Aleixo, e novamente apareceu na Ermida da Bajouca. “

Consulta;” Couseiro , transcrição da 2ª edição 1898 de “ Ricardo Charters d`Azevedo”
Lendas de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário