quarta-feira, 1 de julho de 2015

Concelho do Bombarral

Após ter percorrido parte do Distrito de Leiria, finalmente cheguei ao ultimo Concelho a sul do mesmo .
Apresento-vos a colecção de aguarelas com todo o Património Edificado Religioso ( igrejas, capelas e santuários )  deste Concelho que esteve exposto no Museu Municipal do Bombarral de 6 de Junho a 5 de Julho de 2015.

Como sempre, a apresentação é feita da seguinte forma: Identificação da freguesia e seus monumentos.

Fotos da exposição








Freguesia do Bombarral

Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo
Igreja de construção moderna, inaugurada a 5 de julho 1953, substituindo a anterior do séc. XVI ( datada de 1548), que foi vandalizada em 1915 e incendiada em 1918. Não havendo porem recuperação da mesma, foi demolida em 1924.
O actual monumento teve o primeiro passo a 23 de julho de 1950 com o lançamento e bênção da primeira pedra.
Em destaque encontramos na sua fachada central, um baixo relevo, com mais de seis metros de altura, da autoria do escultor Luiz Fernandes e alusivo ao orago.

Consulta na pág. Da internet do Município do Bombarral / paróquia do Bombarral

Edição” O Salvador do Mundo” de Antero Rodrigues Furtado e Francisco Carlos Vergikosk

Capela de São Brás
Capela situada actualmente no cemitério municipal, que outrora foi Igreja Matriz do Bombarral até á construção da primeira Igreja do Santíssimo  Salvador do Mundo , 1548. E, que em tempos remotos o lugar era referenciado como ermo e isolado no meio dos campos entre terras de lavra e arvoredo, e que neste paradisíaco lugar ocorria todos os anos, no dia 3 de Fevereiro a feira de São Brás; “ romaria que está ligada á lenda da caveira”.
O Séc. XVI é a data provável da construção da ermida, após o terramoto de 25 de Janeiro de 1531,no local de uma primitiva capela, certamente já dedicada a São Brás, na qual jazia, desde 1430, Luís Henriques, cavaleiro da Ala dos Namorados na batalha de Aljubarrota .
Interior revestido a azulejo do séc. XVII

Lenda da “Caveira” do santo Lavrador.Consta que nos arredores do Bombarral existia um lavrador devoto de São Brás, e que em certa altura; pressentiu, e sentindo que a morte lhe rondava a porta, recomendou:

-- Três dias depois de eu ter sido enterrado, abram o coval e retirem a minha caveira.

Ante a perplexidade dos seus mais chegados, declarou:
-- Ides encontrá-la já limpa de carnes.
-- E o que lhe fazemos patrão?
-- Não sejas impaciente! Pois a essa minha caveira usai-a na cura das doenças do gado.
E assim se cumpriu. Não se sabe a data da morte do lavrador, mas o que é certo é que as curas se multiplicaram e afamaram a tal ponto que as autoridades eclesiásticas proibiram o uso da relíquia sem a sua autorização,1618.
Porém, em 1625, tendo ocorrido uma grave epidemia entre o gado, os lavradores do Bombarral entenderam que era o momento de desobedecer, recorrendo ao santo lavrador.
Obrigaram então o padre de S. Brás a expor a caveira ,e, o gado doente passou diante da caveira e lambeu-a, vindo a curar-se, enquanto o gado são, nem para ela olhava...
A caveira , para estas curas, era transportada para o adro com toda a solenidade. É desconhecida a data de origem desta lenda.




Consulta na pág. Da internet do Município do Bombarral

Edição “ Concelho do Bombarral” de Manuel Patoleia
Facebook, Lendas de Portugal


Estorninho
No lugar de Estorninho existe a Igreja em honra de Nossa Sr.ª de Fátima. Construção recente, com inauguração datada de  04 de Dezembro de 2005, pelo Sr. Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Anacleto Oliveira.
Famões
 No lugar de Famões existe a Igreja em honra de Nossa Sr.ª da Purificação. Não tendo  encontrado datas exactas da sua fundação, apenas encontrei numa publicação que, no séc. XVIII já havia referencias a esta capela, ( documento “Dicionário Geográfico” do Padre Luís Cardoso, publicado em 1758.
Edição “O Concelho do Bombarral das brumas da pré história aos finais do séc. XX”
CintrãoA Igreja do Cintrão dedicada a Nossa Senhora de Assunção é uma construção recente e teve a bênção da primeira pedra a 5 de Outubro de 2005. Para a alegria de toda a comunidade cristã deste lugar a inauguração contou com a presença do Bispo Auxiliar de Lisboa , D. Nuno Brás no dia 15 de Agosto de 2012.
 Casalinho
No lugar de Casalinho existe a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, apresenta uma arquitectura recente e é datada de 1978.
Portela
 No lugar de Portela existe a Igreja em honra de São Vicente

Freguesia de Vale Covo
Vale Covo
Na Vila de Vale Covo, existe a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, datada de 1967. Com Altar mor de painel executado em mosaico tipo florentino, representando a Última Ceia., da autoria de António Lino.
Consulta na pág. Da internet do Município do Bombarral
Vale Covo
Capela situada no largo José Duarte em Vale Covo. Tem como padroeiro Nossa Sr.ª dos Aflitos e foi edificada em 1850. Costa nela uma placa com as seguintes informações: ”Princípio da restauração a 10 de julho de 1977 e findada a 15 de julho de 1978.
Pesquisa no site da CM do Bombarral
Gamelas
Igreja de N. Sr.ª da Saúde na localidade de Gamelas com uma arquitectura recente, teve o inicio da sua construção em 1976 e com inauguração a 11 de Março de 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário