quarta-feira, 1 de julho de 2015

Freguesia do Pó e Roliça

Freguesia do Pó


Igreja de Santa Catarina de Alexandria.
“Esta capela é propriedade do povo do Pó. Foi construída por iniciativa de Exmo. Sr. Manuel Marques, no dito lugar, dando para esta obra todo o terreno em que se acha construída, assim como um importante donativo pecuniário, sendo o resto da construção feito a expensas do dito Povo do Pó, 3 do 1903”
Texto acima transcrito consta de uma placa afixada por de cima da porta principal da Igreja.
Edificada em 1903 em substituição de uma outra com referencias da sua existência no inicio do séc. XVIII, que foi demolida, mas conservando a escultura em pedra, da padroeira, imagem essa do século XVII.
Consulta na pág. Da internet do Município do Bombarral
Edição “ Concelho do Bombarral” de Manuel Patoleia
Freguesia de Roliça
Igreja de Nossa Senhora da Purificação
Templo do século XVI, possuindo um Batistério com porta óleos de 1557, boas imagens e capela colateral do lado da epistola, consagrada ao Espírito Santo. Fundada pelo Fidalgo Bombarralense Francisco Gorjão e sua mulher Brites Henriques. Para além de possuir um belíssimo portal renascentista, tem várias pedras tumulares com inscrições e no exterior está uma arca que aparenta ser do século XIV.
Pesquisa no site da CM do Bombarral
 Columbreira
Igreja do Sr. Jesus da Boa Hora, com representações de Santa Justa e Santa Rufina.
Datada da primeira metade do século XVIII . “Datas identificadas no templo; 1722, no lintel da porta; 1724, num lavabo em pedra na sacristia; 1758 S.ta Justa e S.ta Rufina aparecem como padroeiras do templo”. E do seu espólio fazem parte duas esculturas e uma pintura, representando Santa Justa e mais outras tantas de Santa Rufina; a pintura é atribuída a Josefa D’Óbidos. Porém a escultura mais importante é de Santa Ana e a Virgem, imagem do século XVIII, em madeira ricamente estofada e policromada. Há ainda outra imagem em madeira, quinhentista, representando a Virgem com o Menino.
Consulta na pág. Da internet do Município do Bombarral
 Azambujeira dos Carros
Igreja construída em Honra da Sagrada Família, Benzida e Inaugurada por Sr. D. António Ribeiro, Cardeal Patriarca de Lisboa no dia 14 de Julho de 1984. Apresenta uma arquitectura moderna.
 Azambujeira dos Carros
Capela de N. Sr.ª da Oliveira
Nos séculos XVII e XVIII, esta Aldeia era uma via de passagem de vários círios e romarias, no qual um desses círios está relacionado com a ermida da Nossa Senhora da Oliveira. Uma parte desta capela foi construída em 1734, senda concluída em 1742.
 www.distritosdeportugal.com/leiria/rolica/lugares
 Baraçais
A Igreja do Arcanjo S. Miguel foi edificada em nome do Santo Padroeiro desta povoação. Em 1503, a benevolência da Rainha D. Leonor pela pequena quinta acidentada e paisagista levou à sua origem. Existe referencias a esta Capela no ano 1712.
Pesquisa no site da CM do Bombarral
 S. Mamede
Igreja de S. Mamede
A Igreja em honra de S. Mamede tem referências do ano 1758 como consta na lápide identificativa que se encontra junto da mesma. Templo singelo com Galilé alpendrada.
Pesquisa no site da CM do Bombarral
 S. Mamede
Capela de S. Lourenço
Anexada ao solar , do qual faz parte, teve origem no século XVI e foi mandada edificar por Martim Afonso de Mello em cumprimento de uma promessa por São Lourenço, seu padroeiro, de o ter livrado de um grande perigo no mar. Para além de aí se achar um bom sacrário de talha, marmoreado  azul escuro e de cúpula redonda, do século XVIII. Também encontramos no seu interior um rodapé de azulejos, representando cenas da vida do orago do  século XVIII. Classificado imóvel de “interesse público”.
Pesquisa no site da CM do Bombarral
 Boavista
Igreja em honra da Sagrada Família. Não se sabe ao certo a data da sua origem, mas consta na fachada principal a data 1955. Provavelmente a data da sua construção.

 Delgada
 No lugar de Delgada existe a Igreja em honra de Nossa Sr.ª da Conceição de construção recente e arquitectura moderna. Foi inaugurada a 8 de dezembro de 2000, que contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Pesquisa na edição “O Concelho de Bombarral” de Manuel Patuleia
Delgada
 Capela de São Martinho é bastante antiga contendo no seu interior uma pia de água benta datada de 1587 e na capela-mor está um arco com a data gravada de 1612, provavelmente a data da sua origem. 

Pesquisa no site da CM do Bombarral

Sem comentários:

Enviar um comentário