quarta-feira, 27 de julho de 2011

Freguesia de Alqueidão da Serra




Alqueidão da Serra
Igreja Paroquial, construída no lugar de uma antiga igreja que só teve ordem para celebrar a sua primeira missa em 1620. Nesta altura a igreja tinha a porta principal voltado para a estrada que nos leva a Porto de Mós.
O pároco que esteve desde1861 a 1894 e 1898 a 1899 fez obras na igreja que a transformou e alterou os seus traços de origem. Desde de então que ao longo dos anos teve várias intervenções.
-Em 1965 foram feitas obras no exterior, incluindo um novo pórtico de entrada principal.
- 1970 obras no interior, com algumas modificações significativas.
- 1982 foi feita todo o calcetamento do adro da igreja.
- 2001 ampliação do coro, altar - mor e outros acessos .
- 2003 a 2005 foi colocado um telhado novo, abertos os três arcos, na parede lateral direita e para a inauguração das obras a junta de freguesia ofereceu um órgão electrónico.


( Informação recolhida na internet em “Alqueidão da Serra )







Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha
Segundo algumas versões, a Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha foi construída por alguns gafos (leprosos) que, devido ao contágio, se afastaram da restante população.
Efectivamente, no final do século XVII, um surto de lepra alastrou sobre a região. Os doentes, obrigados a isolar-se, deslocaram-se para um lugar onde havia uns palheiros que transformaram em hospital e dormitórios. Deles fizeram uma gafaria.
Construíram o seu próprio cemitério e uma capela onde faziam as suas orações. Alguns doentes traziam consigo uma imagem de Nossa Senhora e outra de Santo Estêvão que adoptaram como patrono.
Mais tarde, ao que parece antes da Invasões Francesas, as imagens foram retiradas da Capela. Uma delas, a de Nossa Senhora, foi escondida no meio do mato.
Esta capela foi restaurada presentemente e inaugurada a11 de Junho de 2011.



Lenda de Nossa Senhora da Tojeirinha
Reza a lenda que um agricultor do Alqueidão da Serra, ao arar um terreno inculto que possuía perto da capela, na altura dedicada a Santo Estêvão, se deparou com uma enorme dificuldade. Tendo encontrado um pequeno tojo no terreno, o agricultor não fez caso e continuou o seu trabalho. No entanto, o arado estava de tal forma cravado nas raízes da planta que a junta de bois não conseguia avançar. O agricultor, estranhando o facto de os bois não conseguirem arrancar um tojo tão pequeno, decidiu picar os animais com o bico do aguilhão, mas nem assim conseguiu que eles se movessem.
O agricultor decidiu então pôr as mãos à obra e escavou ele mesmo a terra, até que encontrou uma pequena imagem de Nossa Senhora com o Menino ao Colo. Segundo a lenda, teria sido uma velhinha que, para esconder a Santa dos “inimigos da fé”, ali a colocou. De imediato o agricultor se dirigiu à povoação contando o sucedido. O povo, curioso, deslocou-se ao ponto onde se encontrava a imagem. Visto ter aparecido junto a um tojo, no local de nome “Os Tojeiros”, apelidaram desde logo a imagem de Nossa Senhora da Tojeirinha. Em procissão, levaram a imagem até à Capela de Santo Estêvão, sempre em oração, e qual não foi o espanto quando, ao sair do templo, se depararam com a junta de bois que havia ficado presa de canga sobre o pescoço.
Desde logo cresceu a devoção à imagem e ainda hoje se realiza a procissão, todos os anos, no dia de S. Silvestre (ano novo), fazendo-se a bênção dos animais, seguida de três voltas à capelinha. O templo é agora dedicado a Nossa Senhora da Tojeirinha.

( Informação recolhida na internet em “património cultural” do portal do município de Porto de Mós )
Informação retirada em ( Alqueidão da Serra “ Histórias de uma aldeia portuguesa”)




Bouceiros
Igreja de São Bento e Santa Quitéria foi inaugurada em 1964, no lugar de uma outra capela do séc. XVIII.
A torre é de 1976







Casal duro
Na placa de agradecimento do povo do Lugar de Casal Duro ao SR. Adelino Ribeiro doador desta Igreja que foi inaugurada a 10- 08- 1986


Obras disponíveis


(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o


Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)


Aguarelas31cm/40cm


Preço 100€









Sem comentários:

Enviar um comentário