quarta-feira, 27 de julho de 2011

Freguesia de São João











Igreja de São João
A Igreja de São João está situada na parte mais antiga da vila, compreendendo a freguesia a rua Galega, antiga mouraria e o bairro dos judeus que ficava mesmo por detrás da igreja. Refere Serra Frazão, em 1937, não se encontrarem vestígios do outrora existente nas antigas capelas, bem como a substituição do retábulo por outro de menor valor e do aproveitamento do altar-mor da Igreja de São Pedro ainda que o espaço fosse muito menor e desajustado; diz ainda haver nos dois altares colaterais ao arco cruzeiro retábulos e quadros representando São Lourenço (epístola) e São Gregório e Santa Maria Madalena (evangelho). A fachada principal da igreja apresentava quer em 1937 (Serra Frazão) quer em 1955 (Matos Sequeira) uma janela de verga recta no local onde hoje se encontra um óculo. No seu interior, formado por uma só nave, destaca-se a escultura de Nossa Senhora da Piedade e uma pia baptismal datada do século XVII.


(Texto retirado da internet em: blog- Artes e ofícios tradicionais da Batalha)







Bairro de São Miguel
Capela em honra de São Miguel










Capela de ( A Sr.ª dos Murtinhos)
Capela de N. Sr.ª dos Murtinhos, consta ser o que resta da antiga Igreja de Santa Maria. Julga-se ser parte da Capela Mor.
A origem do nome da Santa: diz-se por mera hipótese, que esta Santa Maria, Sr.ª que já foi orago de Freguesia, foi encontrada por acaso, entre uns murtinhais, onde os cristãos perseguidos a tinham escondido.
Não se Sabe onde, nem quando.
As incertezas e as duvidas são muitas em relação à sua origem; há quem diga também que as tábuas em que a Sr.ª era pintada eram de murta; o que não custa acreditar. Hoje apenas se conhecem uns arbustos de meio metro de alto, a que chamamos murta: uma espécie de myrtus; mas havia entre nós, antigamente, as grandes mirtáceas que davam madeira, mais avermelhada um pouco que o mogno, mas de magnifica qualidade para toda a espécie de mobiliário. Neste caso, porem, era mais provável terem-lhe chamado Sr. º da Murta ou Sr.ª da Murteira.

Pesquisa (Porto de Mós em seu termo 1977 de António Martins Cacela)





Fonte do Oleiro
Igreja de Santo Amaro e Nossa Senhora da Luz
Consta nas placas as seguintes inscrições( Construída em 1959, reconstrução da mesma em 1993)









Ribeira de baixo
Ermida de Santo Estêvão, tem as placas com as seguintes inscrições( edificada pelo povo a 28- 05- de 1978). Junto ao templo encontra-se uma pedra tumular com inscrição romana, proveniente de um terreno da zona. Mas a devoção a este santo neste lugar vem dos tempos mais antigos porque encontra-se referências no Couseiro .









Livramento
Capela de Nossa Senhora do Livramento
Capela situada no lugar do mesmo nome é do século XVII. Em 1891 foi restaurada, tendo sido recentemente revestida com modernos azulejos.


Obras disponíveis


(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o


Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)


Aguarelas31cm/40cm


Preço 100€















Sem comentários:

Enviar um comentário