terça-feira, 3 de setembro de 2013

Freguesia de Amoreira

 Igreja Jesus Maria e José
De planta longitudinal, a capela é composta por uma nave única e capela-mor de massa simples, disposta na horizontal. O edifício apresenta cobertura do exterior em telhado de duas águas.
A fachada principal, virada a Este, mostra embasamento escalonado de pano único, sendo delimitado por cunhais de cantaria. O frontispício exibe remate em empena triangular de cornija moldurada e saliente, aberto no tímpano por olho de boi, encimada por cruz trevada e pequena sineira em arco alteado. Entre a porta de verga em arco abatido e a janela de moldura recta existe uma cartela com a data: “1753”, data da inauguração da ermida.

 Igreja de Nossa Senhora de Aboboriz
Situada junto à Estrada Nacional 114, a Igreja de construção arcaica, sofreu grandes modificações ao longo do tempo. A sua fundação terá ocorrido nos primórdios da monarquia, e em 1755 com o grande terramoto terá sofrido bastantes danos tendo sido reconstruída no século passado.
Conta a lenda que a construção da igreja de Aboboriz se deve à descoberta de uma imagem e Nossa Senhora no tronco carcomido de um loureiro por uma pastora que apascentava o seu rebanho na Veiga de Bobris e que o povo do lugar ao ter conhecimento do facto construiu uma ermida em homenagem à Virgem, passando a chamar ao local Senhora de Bobris que, com o passar dos anos se transformou em Aboboriz.
Diz ainda a tradição que a imagem encontrada era do tempo dos visigodos que, com receio da moirama que havia invadido a Península Ibérica em 711, e chegados à Lusitânia em 715, a destruíssem, a esconderam no local onde mais tarde seria encontrada. Era uma imagem em pedra com um metro de altura revelando grande imperfeição, mas de grande antiguidade. Representava a Senhora a dar o seio ao Menino Jesus. Esta imagem foi retirada do seu lugar e destruída durante a revolta de 14 de Maio de 1915. Foi substituída por outra, que em nada se assemelha.
A padroeira da freguesia, Nossa Senhora de Aboboriz, é ainda célebre pelo milagre que terá feito: é tido por certo que um homem do lugar da Amoreira fora cativo dos Mouros e que no cativo era mal tratado pelo seu senhor. Sempre que sofria maus tratos ele gritava por Nossa Senhora de Aboboriz, ao que o mouro muito encarnecia. Para que o cativo não fugisse, o mouro metia-o, à noite, dentro de um caixão, que por sua vez estava preso com uma corrente à coluna de pedra, fazendo depois a sua cama sobre o mesmo. Passaram-se anos no cativeiro, em que o cristão era, continuamente, martirizado pelo mouro, chamando sempre pela Senhora de Aboboriz. Até que uma madrugada, o mouro gritou pelo cristão, interrogando-se se na sua terra havia campainhas ou sinos. Ele disse que sim. Saindo do caixão vira que ele e o mouro se achavam junto à igreja de Nossa Senhora de Aboboriz e que o mouro se convertera. Verdade ou não, o que é certo é que há disto um painel tão antigo, que já não se pode ler o letreiro por estar o pano roto e que o caixão e a corrente ainda existem: o caixão, de boa madeira e com chapas e fechadura de bronze, encontram-se na sacristia, ao passo que a coluna e a corrente estão do lado do Evangelho, junto ao arco da capela-mor. 

Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem neste blog, ou, contactar o Email - imtn@sapo.pt
 telem. 916850489- tef - 262507057 )
Facebook - Arte de RecordarAguarelas
31cm/40cm
Preço 100€

Sem comentários:

Enviar um comentário