terça-feira, 3 de setembro de 2013

Freguesia de Gaeiras



Capela de São Marcos
A capela privada de São Marcos é datada do séc. XIX. Faz parte de uma propriedade “ A casa das Gaeiras” Mas no início do Séc. XVIII, já em 1730, a designação de Gaeiras de Além, aparece substituída por Gaeiras de São Marcos. O que nos lava a crer que a pequena capela ou culto terá a sua origem muito provavelmente nesse período.
De construção singela, sem grande opulência, a Capela de São Marcos é um edifício de planta retangular, com um pequeno alpendre e com telhado de duas águas, bem ao gosto típico da pequena construção religiosa da região. O seu interior é decorado com pinturas no teto e com a imagem de São Marcos, e guarda os restos mortais da família Pinheiro, que deste os finais do séc XVIII, habitam a casa das Gaeiras, que lhe fica contigua.
No entanto, a principal curiosidade existente na Capela, é o monumental e impressionante túmulo do Vice-almirante Henrique de Sousa Prego.

Convento de São Miguel
Convento fundado em 1569, por Infante D. Henrique, filho de D. Manuel I, onde se instalam Frades Arrábidos da Ordem são Francisco.
A obra de maior destaque é a igreja do Convento, templo conventual recuperado no ano 2000.  A igreja é de uma só nave, coberta por uma abóbada caiada e com dois altares colaterais.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Mandada construir pelo Beneficiado António da Silva e Faria, no século XVIII e restaurada em 1959.



Nova Igreja de Gaeiras
A nova Igreja das Gaeiras teve inicio de construção em Junho de 2012 e a inauguração em Setembro de 2013
A Comissão para a Construção da Igreja realizou diversas iniciativas para a obtenção de fundos para a obra, nomeadamente festas, um concerto do Padre Borga, venda de castanhas oferecidas pela Casa das Gaeiras, venda de peças de crochet e de pão cozido ao domingo no Largo do Mercado e peditórios. A comissão também conseguiu vender os seis mil metros quadrados de terreno (para onde esteve prevista anteriormente a construção da igreja) e até a realização de um leilão com uma imagem de barro de Cristiano Ronaldo e por ele autografado.

Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem neste blog, ou, contactar o Email - imtn@sapo.pt
telem. 916850489- tef - 262507057 )
Facebook - Arte de RecordarAguarelas

31cm/40cm
Preço 100€

Sem comentários:

Enviar um comentário