quarta-feira, 22 de junho de 2011

Freguesia de Landal




Landal
A Igreja Matriz em honrado Espírito Santo fica no largo onde existe um cruzeiro centenário e na Igreja observe a imagem de Nossa Senhora do Ar que no passado esteve na Capela no alto da Serra de Todo O Mundo hoje em ruínas.
Igreja de nave única com pavimento em tijoleira, cobertura em tecto de madeira disposto em 3 planos, revestimento azulejar a meia altura e paredes marmoreadas. Capela-mor com arco em asa de cesto e cobertura abobadada, altar-mor de cariz popular. Iluminação feita através de janela do frontispício, baptistério e capela-mor.






Amiais
Igreja em honra de Nossa Senhora do Rosário





Casais da Serra
Igreja em honra de São Sebastião







Bairradas
Igreja em honra de Nossa Senhora de Fátima, a data da sua construção é de 20 Julho de 1980




Rostos
Igreja em honra de São Martinho, contem uma arquitectura recente e a data da sua inauguração corresponde a 1 de Outubro de 2000.





Santa Susana
Igreja de Santa Susana
“Segundo a lenda, Santa Susana teve origem no milagroso aparecimento de Santa Susana, a protectora dos animais, a uma vaca que pastava naquelas terras incultas. Esse "milagre" ter-se-á dado próximo de um zambujeiro que ainda hoje existe. Como homenagem à Santa, um dos primeiros monarcas portugueses mandou construir aí uma capela.” O culto a Santa Susana não parou de aumentar. Conhece-se algumas localidades de Alcobaça que em tempos praticava círios a esta localidade.
Uma tradição que foi muito popular foi a do Bárrio de Alcabaça "Círio do Bárrio" ir às Festas de Santa Susana no Landal. Hoje está em desuso. Pensa-se que a origem desse Círio é muito antiga e diz-se que teria tido início quando um ano de epidemia, o gado bovino da povoação adoeceu e morreu quase todo. Os habitantes do Bárrio, perante tal desgraça, fizeram a promessa de que se algum gado escapasse à doença, iriam num círio a Santa Susana (padroeira do gado). Tal aconteceu e assim terá nascido a tradição.


Obras disponíveis



(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email imtn@sapo.pt/ telem. 916850489)Aguarelas31cm/40cm


Preço 100€




























Sem comentários:

Enviar um comentário