quarta-feira, 22 de junho de 2011

Freguesia de N. Sr.ª do Pópulo

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição localiza-se na Praça 25 de Abril, na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.
Foi construída no século XX nomeadamente 1950, constituindo-se, na actualidade, Igreja Matriz da paróquia.






Igreja Nossa Senhora do Popúlo
Igreja Nossa Senhora do Pópulo, consagrada a Nossa Senhora do Pópulo pela Rainha D. Leonor, inicialmente construída como capela primitiva do Hospital Termal, mas o rápido crescimento da povoação fez dela a Igreja Matriz das Caldas até quase aos nossos dias. Datada de1500, foi planeada por Mestre Mateus Fernandes, um dos arquitectos da Batalha (Capelas imperfeitas). Situa-se na Rua Rodrigo Berquó, Largo da Copa. Sua arquitectura combina o estilo manuelino, renascentistas e maneiristas. É de uma só nave com capela-mor de planta quadrada coroada por uma formosa torre sineira de 1505, na que se destaca em cada um dos seus lados um monumental relógio. Seu interior se encontra revestido por azulejos azuis e amarelos do século XVII, e no seu altar-mor destaca-se um retábulo em pedra de finais do século XVI.



Igreja do Espírito Santo
A Igreja do Espírito Santo, também referida como Ermida do Espírito Santo, localiza-se no largo de João de Deus, na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, próxima à Igreja do Pópulo e ao Hospital Termal, foi construída no século XVI, em 1550, e reconstruída no século XVIII.
Actualmente encontra-se encerrada ao público, podendo ser visitada mediante solicitação ao Director do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha (CHCR).
A sua arquitectura combina os estilos maneirista e barroco. Trata-se de uma capela de grandes dimensões com planta longitudinal de nave única, coberta por teto de madeira, e capela-mor abobadada. Destaca-se na sua fachada o escudo da Ordem Terceira de São Francisco, e no seu interior o conjunto de retábulos do século XVI, de autoria de Diogo Teixeira.


Capela de São Sebastião
Capela construída no séc. XVI, remodelada no séc. XVIII após o terramoto de 1755 onde se introduziu o revestimento azulejar evocativo da vida do patrono, São Sebastião

Obras disponíveis

(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email imtn@sapo.pt/ telem. 916850489)Aguarelas31cm/40cm

Preço 100€












Sem comentários:

Enviar um comentário