quarta-feira, 22 de junho de 2011

Freguesia de Vidais







Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Construção datada do séc. XVI / XVII.
Conservando-se a velha invocação local a Santa Maria de Óbidos. Esta particularidade leva a suspeitar de que a paróquia deve ter sido instituída pela igreja da Vila de Óbidos,, o que possibilita que vidais tenha sido um domínio do Castelo de Óbidos desde o séc. XII.




Capela da Matoeira





Rabaceira
Igreja de Santo Antão
Nesta igreja encontra-se uma placa com as seguintes datas 1716 e 1979 supostamente as datas da sua construção e restauro.
História do Santo Antão!...
“Sabemos que nasceu em 251, em Comã aldeia situada na província de Benissoup no alto Egito. Era filho de pais piedosos e ricos, que revelou desde da infância grande desejo da perfeição religiosa. Com vinte anos perdeu os pais.
Assistindo uma vez á santa Missa, ouviu as palavras do Evangelho : . Antão observou este conselho e começou vida de peregrino da fé . Vendendo tudo o que tinha herdado dando uma parte á irmã , e o restante dividiu com os pobres, retirou-se para o deserto, onde se ocupou com o coração e o trabalho. O demónio não o poupou, não lhe deixou faltar incómodos espirituais e corporais. Antão, porém, recorreu ás armas da oração e penitência, onde saiu vencedor. Uma vez isolado no interior do deserto, onde vivia numa gruta abandonada, um dia foi visitado por desconhecidos e alguns amigos, que muito o admiravam da sua boa disposição e do poder com que sarava os doentes. Quando no ano 311, Maximino decretou uma perseguição á igreja, Antão não se expôs ao martírio, mas saiu da solidão para animar e confortar os irmãos em Cristo. Terminada a perseguição um ano depois em 312, voltou a retirar-se para o de Colzim ( Morro de Santo Antão), onde continuou a vida de eremita até ao resto da vida. Quando este pressentiu que estava nos seus últimos dias de vida chamou os seus discípulos e dirigiu-lhes os últimos conselhos, e onde pediu que lhe sepultassem o corpo sem grande aparato, e não revelassem a minguem o lugar onde jazia. Morrendo assim a 17 de Janeiro do ano 356, viveu até aos 105 anos.”




Cortém
Capela em Honra de Nossa Senhora de Ascensão




Crastos
Capela que tem como o padroeiro São Sebastião./ Santo António
Nela permanece a estátua de São Sebastião de pedra pintada da 2º metade do séc. XVIII.





Carrasqueira
Capela cujo o padroeiro é a Santa Barbara




Mosteiros
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Cronologia
Construção da Ermida consta ser meados do séc. XVIII Restauro, alteração do frontispício para a construção da estrada 1882







Casal Rei
Igreja em honra do Cristo rei

Obras disponíveis

(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email imtn@sapo.pt/ telem. 916850489)Aguarelas31cm/40cm
Preço 100€




















Sem comentários:

Enviar um comentário