quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia da Benedita






Igreja Matriz
A Igreja Matriz é moderna, de construção recente ( 1955) e sucede a uma velha igreja que apresentava um belo portal gótico, com três arcos, idênticos ao Mosteiro de Alcobaça.
Guarda no seu interior uma bela imagem quinhentista da Virgem, uma Senhora do Leite de extrema beleza.
A santa, venerada por todos os beneditenses ” apareceu há muitos anos a uma menina que ia á fonte ( hoje a fonte da Senhora) pedindo-lhe que rogasse a seu pai e vizinhos que construísse uma Casa em seu louvor. Na volta a casa, a menina encontrou o pai a lavrar com dois bois e contou-lhe o que a Senhora dissera. O homem não acreditou e disse-lhe que era tão verdade os seu bois se encontrarem deitados na terra. Caso raro e maravilhoso, no mesmo instante, os bois que lavraram, caíram por terra… O lavrador, vendo isto, arrependido, fez votos à Senhora de carregar toda a pedra necessária para a sua ermida! “(1)
E assim nasceu a lenda da “ Fonte da Senhora”.




Igreja da Azambujeira
Tem como padroeira Nossa Senhora da Perpétua Socorro. É um templo de grande simplicidade.





Igreja dos Candeeiros
A igreja de Nossa Senhora do Desterro foi restaurada em 1955.
A primitiva igreja era muito antiga, tendo desaparecido na voragem dos tempos. Segundo José Diogo Ribeiro, já vinha mencionado num documento do séc. XVII.

(1) Machado, José Luís - “templo imemorial”
Edição do autor




Igreja do Bairro da Figueira
A igreja do Santo Amaro é uma das mais antigas da região e apesar de sucessivas remodelações, ainda conserva o antigo alpendre, se bem que modernizado. Diz-se que foi este local, lugar de orações dos monges de S. Bernardo.
O seu orago, Santo Amaro, é uma bela imagem quinhentista a qual juntamente com outra imagens da mesma época, a “ Virgem com uma flor na mão direita e na esquerda, o Menino Jesus a mexer no pé” , constituem preciosidades que não se podem perder.








Freires
A igreja de Freires de arquitectura rural bastante simples, foi restaurada em 1989.
Denomina-se de Nossa Senhora de Fátima.




Casal Guerra / e RibaFria
As igreja de Casal Guerra e Ribafria são modernas e tem como oragos respectivamente o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Lurdes.








1 comentário: