quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de S. Vicente de Aljubarrota

Freguesia de S. Vicente de Aljubarrota




Igreja de S. Vicente em Aljubarrota
Fica situada no mesmo local em que outrora existiu uma outra igreja, datada do século XII. É um templo de fachada simples, com uma torre com a cúpula em forma de tiara. No seu interior, guarda dois retábulos maneiristas encimados por um frontão triangular, datados dos primeiros anos do séc. XVII. Denominam-se de “ Santo António” e “ Nossa Senhora do Rosário” e a sua decoração é muito ingénua.



Olheiros
Igreja de S. João
Esta pequena capela tem na frontaria a data de 1606.
É quadrangular e encimada por uma cúpula italianizante, que coroa o cruzeiro e que termina por um cilindro ao jeito renascentista / maneirista. Contudo, a parte traseira, com pesados contrafortes, sugere uma construção muito mais antiga.
O padroeiro, S. João Batista, é uma imagem de vulto que segura na mão um livro e um cordeiro.Festeja-se nos dias 24 e 25 de Junho e o arraial é muito


Chãos
Nossa Senhora das Areias
Esta pequena ermida é renascentista - rural, apresentando alpendre e torre sineira. Em frente fica um cruzeiro.
Acerca desta capela existe uma lenda: “ havia nestes sítios uma mulher que todo os dias ia buscar água a uma fonte próxima e um dia, muito aflita, deu por ter perdido as chaves de casa. De repente, surgiu uma Senhora que lhe indicou o sitio onde estaria a chave. Mais calma, dirigiu-se ao local indicado e lá encontrou a sua chave dentro duma taça de areia. Percebeu então que a Senhora seria a Virgem que a partir de então se começou a chamar Nossa Senhora das Areias. “Verdade ou mentira, o que se sabe é que ainda hoje se encontra uma taça de areia debaixo do altar, para celebrar esse milagre.



Casais de Santa Teresa
Igreja de Santa Teresa
Capela do século XVIII. A padroeira é Santa Teresa, cujo imagem representa uma freira com um livro na mão e uma chave noutra, que dizem ser a chave do inferno. A santa apresenta um grande vermelhidão na face, que se supõe ter sido provocada pelas chamas do inferno. Outros, dizem que “ a Santa Teresa apareceu num olival, no local onde foi construída a igreja e que a imagem de santa foi feita com ramos de oliveira, ramos esses que ainda se encontram verdes, apesar de terem passado muitos anos.”





Ataija de Cima
Capela da Ataija de Cima
A Ataija de Cima faz-se representar com três obras ( a capela velha, a restaurada e uma ruela com a capela velha ao fundo.
A padroeira é a Nossa Senhora da Graça. A capela foi totalmente remodelada e modificado no ano 2003.
Lenda
Conta-se que “ quando começaram a carregar a pedra para a construção da capela, pedra essa retirada dos olivais próximos, houve uma, enorme, que depois de colocada na construção, voltava no dia seguinte aparecer no sítio de onde tinha sido retirada. Como ninguém conseguia explicar o sucedido, retiraram parte dessa pedra,, com a qual esculpiram a imagem da Nossa Senhora da Graça, deixando o resto no olival, que com a qual fizeram uma pia. Como por milagre essa pia enchia-se de água da chuva que as pessoas bebiam e que nem no verão se esgotava…”Foi este facto que deu a origem ao nome da Nossa Senhora da Graça e ainda hoje a pia se encontra no olival, junto de um pinheiro manso. A imagem da Senhora da Graça data do séc. XVI e a “ Senhora segura o Menino que tem na sua mão uma laranja”.






















Ataija de Baixo
Capela de Nossa Senhora dos Enfermos
Tem como padroeiro S. Sebastião. Tinha antigamente um alpendre com colunas mas hoje desapareceu.
Fazia-se neste local uma romaria em honra de Nossa Senhora dos Enfermos onde era tradicional ir um Círio de Alcobaça, festejar a Senhora. Era uma festa muito antiga e muito típica e tinha lugar no dia do Espírito Santo.








Igreja da Cumeira de Baixo
Esta igreja é de invocação a Nossa Senhora de Fátima.
É uma construção moderna, datada 2009 e foi feita com a ajuda dos seus paroquianos que muito trabalharam e lutaram pela sua concretização

Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email-imtn@sapo.pt /e telem. 916850489)
Aguarelas
31cm/40cm
Preço 100€








Sem comentários:

Enviar um comentário