quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de São Martinho do Porto


Igreja Matriz
A Igreja Matriz é de invocação a S. Martinho e por isso, tem no retábulo do altar-mor uma bela pintura do santo que segundo a lenda, “ num dia de tempestade, tirou a sua capa para agasalhar um pobre que morria de frio e com ela o agasalhou. Como por milagre o tempo mudou e o sol começou a raiar o que livrou S. Martinho do frio cortante e vento agreste que fazia naquela ocasião.” A partir de então, chama-se “ Verão de S. Martinho “ aos dias de Novembro em que se invoca e festeja o santo e que geralmente são quentes e soalheiras.
É um templo modesto, com torre sineira.


Capela de Santo António
Segundo alguns, remonta à época muçulmana ou árabe, altura em que no local existiria uma mesquita. Com a reconquista cristã, esta mesquita teria desaparecido e ter-se-ia erguido a actual capela. Santo António do alto da sua capelinha tornar-se-ia o refúgio e amparo dos pescadores nas horas difíceis…
Capela de nave única, quadrangular, com o alpendre adossado à fachada. No exterior, nuns bonitos azulejos, está escrita em versos a lenda do lago, “ que nos fala duns pescadores que saíram para o mar, num dia de calmaria. Só que de repente o mar embraveceu e se não fosse Santo António, sempre vigilante, descer do seu nicho e transformar o mar em lago, os pescadores não se teriam salvo do naufrágio…” E assim nasceu a lenda…

Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)
Aguarelas
31cm/40cm
Preço 100€


Sem comentários:

Enviar um comentário