quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de Évora de Alcobaça

Igreja Matriz
Esta vila possui a igreja matriz dedicada a S. Tiago, cuja a imagem está esculpida numa tabela da fachada lateral do templo. Consta que Évora fazia parte do itinerário dum dos caminhos de S. Tiago.
Templo gótico, reformado no séc. XVI, ostenta um portal manuelino com arco abatido encordoado, rematado por um escudo real. Nas ombreiras e no vão, figuram rosetas.
O interior guarda uma pia baptismal manuelina e um belíssimo púlpito renascentistas com os evangelistas esculpidos em talha policromada.
A festa em honra do padroeiro realiza-se em fins de Julho. Diz-se que nessa altura se apanham os primeiros bagos de uvas, por isso o ditado : “Pelo S. Tiago vai à vinha e apalpa o bago”.

Igreja da Misericórdia
Évora, teve Misericórdia como o prova o alvará de 21 de Março de 1517, pelo qual D. Sebastião mandou anexar o Hospital de Évora à respectiva Misericórdia, mas a data da sua fundação é desconhecida. O Hospital e a capela anexa eram de invocação do Espírito Santo, culto esse muito divulgado e venerado nos Coutos de Alcobaça.
Apresenta um belo portal manuelino com motivos vegetalistas e uma espécie de máscaras carnavalescas no arco canopial que o encima.


Convento dos Capuchos
Tem como padroeiro o Senhor dos Aflitos, mas também é conhecido por convento de Santa Maria Madalena. Fundado pelo Cardeal D. Henrique, estava muito ligado ao Mosteiro de Alcobaça que lhe fornecia azeite e cera para a igreja e tratava os frades quando estavam doentes.
A fachada apresenta três arcos à maneira capucho e a encimá-los, encontra-se a imagem de S. Francisco de Assis. Tirando a capela dos Sr. Dos Aflitos, o resto está em ruínas.




Igreja de Santo António dos Carris de Évora
Este templo fica na localidade de Carris de Évora e tem como padroeiro Santo António. É uma igreja recente.




Igreja de Imaculado Coração de Maria
Esta Igreja fica na localidade de Fragosas, tem como padroeira o Imaculado Coração de Maria. É uma construção recente.

Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email-imtn@sapo.pt /e telem. 916850489)
Aguarelas
31cm/40cm
Preço 100€








Sem comentários:

Enviar um comentário