quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de Pataias

Freguesia de Pataias






Igreja da Nossa Senhora da Esperança
Primeiramente foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição e depois, a Nossa Senhora da Anunciação. Mais tarde, sofreu obras, em meados de 1948/52. Actualmente, a padroeira é a Nossa Senhora da Esperança. É uma igreja espaçosa e moderna, donde a 5 de Agosto sai um Círio à Senhora da Vitória, santa de grande devoção de Pataias, Burinhosa, Martingança e até Marinha Grande.








Paredes da Vitória
Igreja da Nossa Senhora da Vitória
Templo de uma só nave, de dimensões reduzidas. A santa é Nossa Senhora da Vitória, que sustenta no braço esquerdo o Menino e na mão direita, a esfera. Dentro da ermida, encontra-se escritas nas paredes e no chão, frases de pescadores, agradecendo os favores recebidos. Alem do Círio de Pataias que vai festejar a Santa na capela das Paredes, vem também outro Círio da Nazaré, reminiscência do tempo em que os pescadores das Paredes tiveram de fugir da localidade e aportar à Pedreneira, onde se estabeleceram próximo da actual igreja da Misericórdia.









Igreja da Burinhosa
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Esta localidade faz-se representar por duas pinturas, uma ,a igreja anterior que foi demolida em 2008 por não fornecer segurança. A outra a nova igreja já construída no mesmo local que foi inaugurada e benzida a 26 de Setembro de 2009, pelo Bispo D. António Marto
















Pisões
Igreja de S. Sebastião
Uma igreja recente, cuja padroeiro é S. Sebastião.












Mélvoa
Igreja de Santa Maria Madalena
Neste lugar, pertencente à freguesia de Pataias e no limite do Concelho de Alcobaça, existe uma igrejinha no local onde existiu um dos mais antigos templos do concelho. Hoje, remodelada, tem uma curiosidade: é a imagem da padroeira, Santa Maria Madalena, muito pequenina e curiosa, que se julga ter pertencido ao antigo templo da Mélvoa.

















Sem comentários:

Enviar um comentário