quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de Alcobaça

Freguesia de Alcobaça






Mosteiro de santa Maria
A abadia de Santa Maria de Alcobaça foi fundada em 1153 por D. Afonso Henriques e segundo a lenda, devido ao voto feito pelo rei “de doar á ordem de S. Bernardo as Terras que avistasse da Serra dos Albardos, se alcançasse a vitória na tomada de Santarém aos mouros”.
Teve as suas instalações provisórias na abadia velha, situada no local da actual igreja de Nossa Senhora da Conceição e posteriormente, em 1223, os frades mudaram para as dependências do novo mosteiro. Obra de arquitectura dum gótico incipiente (cisterciense), reproduz, invertida, a da abadia mãe, Claraval ll.
É considerado o monumento mais expressivo da arquitectura cisterciense em toda a Europa e a simplicidade da igreja combinada com a sua grandeza, produzem uma sensação de despojamento e austeridade que deslumbram quem o visite. Além do gótico, distinguem-se nele os aditamentos manuelinos, barrocos e o neogótico, este último especificamente na sala dos túmulos.
Actualmente, está classificado pela UNESCO como património Mundial da Humanidade.




( vertente norte, (Praça Dom Afonso Henriques))


Igreja da Misericórdia
Foi Mandada erigir por D. Manuel I, no local onde existiu a ermida de S, Vicente. Em 1653, um violento terramoto que assolou Alcobaça, destruiu-a por completo, tendo sido posteriormente reconstruída .
Apresenta um portal de finais da Renascença e um frontão triangular com óculo. Numa das capelas colaterais está a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Em frente, fica o Hospital da Misericórdia, que em finais do séc. XIX foi transferido para a Roda.





Igreja da Conceição

Fica situada no largo do mesmo nome, mais ou menos no local em que se instalaram os primeiros monges, enquanto se construía o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Chamava-se então igreja de Santa Maria a Velha.
A nova igreja, construída num estilo maneirista e barroco, apresenta uma capela de nave única e cabeceira, ambas cobertas por falsa abóbada de madeira. Apresenta um portal de verga contracurvada, com frontão em arco conopial, com volutas na tímpano.







Capela de Santa Ana
Capela centenária, tem empena triangular, encimada por uma cruz, ladeada por dois pináculos. Apresenta à superfície, uma parte do portal e duas janelas.
Em tempos passados, as peixeiras da Nazaré quando vinham a pé para Alcobaça ao passarem pelo local onde está erguida a capelinha, nunca deixavam de se persignar, em sinal de respeito e veneração à Santa Ana.


Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email-imtn@sapo.pt /e telem. 916850489)
Aguarelas
31cm/40cm
Preço 100€




Sem comentários:

Enviar um comentário