quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de Cós

 Convento de Cós
(Vista do lado Norte) Fundado em 1279, pelo abade de Alcobaça D. Fernando, de inicio serviu para acolher as viúvas que optassem pela vida religiosa. Mais tarde, o Cardeal D. Afonso mandou fazer algumas obras, das quais só resta o portal manuelino do coro. O Cardeal D. Henrique, seu irmão, ainda continuou essas obras. No entanto o mosteiro actual, barroco, é obra da 2ª metade do séc. XVII e séc. XVIII e só apresenta pequenos traços manuelinos e maneiristas. A igreja é de nave única, abobadada, com o coro separado da nave por um gradeamento. A sacristia está forrada de azulejos, baseados na vida de “ S. Bernardo”, de excelente feitura.
(Vista da frente) 
(Vista do lado Sul)






Igreja de Santa Eufémia Fica situada no centro da localidade de Cós. É também conhecida por igreja da Misericórdia. Tem uma nave única e portal de lintel recto, com frontão triangular, Apresenta o coro - alto com balaustrado, a toda a largura da nave. Santa Eufémia é a padroeira da freguesia, em honra da qual a realizam em Setembro uns festejos simultaneamente religiosos e populares. A santa será a correspondente cristã da deusa grega, íris considerada pelos gregos e fenícios a mensageira dos bons ofícios.

Ermida de Santa Rita Situada no alto dum morro, nas proximidades do Convento de Cós, foi fundada na segunda metade do séc. XVII, pelo monge cisterciense Frei Cristóvão Rosário. Também é conhecida por Ermida do Bom Jesus do Calvário porque segunda a lenda,” naquele monte foi vista erguer-se algumas noites seguidas, uma cruz enorme.” Quem o referiu foi uma freira de nome Rita e daí também o nome de “ Ermida de Santa Rita”, em honra da qual se realiza uma festa no dia da Ascensão, “a Festa da Espiga.” A cobertura da capela é em abóbada de berço e a nave disposta transversalmente em relação a capela-mor. Sobre o portal, destaca-se o brasão bipartido com as armas do Abade de Alcobaça, em contra banda enxadrezada entre duas flores de lis.



Póvoa Igreja da Nossa Senhora da Graça Fica na Póvoa e foi instituída através dum legado dum seu natural, Pêro Neto, fronteiro e mercador na cidade de Ornuz, ( Índia) que vendo-se doente e temendo falecer, fez então um testamento beneficiando a sua terra natal . No seu interior e no altar, exibem-se belas tábuas da autoria de Belchior de Matos, com pinturas do séc. XVII, representando santas cistercienses. De excelente qualidade, julga-se terem vindo do convento de Cós e por isso, não serem originais desta igreja. A Santa padroeira é uma bela imagem quinhentista, representando “ a Senhora segurando na mão uma flor”. Ao jeito da época. Em sua honra, realiza-se nos princípios de Outubro, a festa de Senhora da Graça, que antigamente eram muito concorridas.
Castanheira Igreja de Santa Marta Fica situada no centro da Castanheira. Maneirista tipo igreja salão, ostenta uma pequena torre sineira e é encimada por uma cruz Em honra da padroeira realizam-se uns festejos em Agosto.

Castanheira Igreja da Senhora da Luz Mandada erigir por Damião Borges, Fidalgo ilustre do concelho D` El –Rei como agradecimento pelos benefícios recebidos através da água da fonte Santa. Esta fonte, situada nas proximidades do local onde depois se ergueu a Capela, está ligada a uma lenda muito antiga “ relacionada com as aparições da Nossa Senhora da Luz a uma velhinha muito piedosa chamada Catarina Annes” que se encontra aqui sepultada, junto ao altar e ao lado de Damião Borges. É uma igreja de peregrinação e por isso, apresenta uma arcaria exterior onde se resguardavam os romeiros e situa-se no meio dos pinhais, nas proximidades da Castanheira. A festa em honra da padroeira realiza-se em Novembro e é também conhecida pela “ festa dos pinhões”.
 Obras disponíveis (Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489) Aguarelas 31cm/40cm Preço 100€

Sem comentários:

Enviar um comentário