quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de Alfeizerão

Igreja Matriz
A igreja matriz primitiva desapareceu há muito, já que primeiro sofreu grandes estragos com o terramoto de 1755 e posteriormente, apesar de ter sido reparada, em 1851 estava de novo muito arruinada. A igreja actual apresenta uma fachada bastante interessante e guarda no interior algumas belas esculturas. Destacam-se S. João Batista, o padroeiro da igreja, uma imagem maneirista e a “Virgem com o Menino” e o” Arcanjo S. Miguel”, estas duas ultima descobertas o chão da igreja quando dumas escavações feitas em 1966.
As festas em honra do padroeiro realizam-se em 24 de Junho.

Igreja de Santo Amaro
Foi erguida nos séculos XV ou XVI, no términus da estrada medieval que ligava a vila da Pedreneira a Alfeizerão. É um templo de arquitectura rural, com galelé exterior, aberta à frente e apoiando-se o alpendre sobre quatro colunas simples.
A imagem do santo é em pedra policromada, vestida e datada do séc. XVI, em honra da qual se realizam em Janeiro umas festas também conhecidas por “ Festas dos Pinhões”.



Vendido
Igreja de Santa Quitéria
Data do séc. XVIII, ano de 1726, mas os restauros efectuados descaracterizaram-na por completo.
A padroeira é Santa Quitéria, advogada dos animais, que protegia contra as mordeduras de cães danados e por isso, na procissão realizada quando dos festejos em honra da Santa no último domingo de Agosto, a sua imagem era acompanhada da imagem de amimais em cera que provinham de promessas feitas ao longo do ano.





Vendido
Igreja de S. José
Esta Igreja fica em Vale Maceira, e o padroeiro é S. José.



Igreja de Nossa Senhora do rosário
A igreja pertence à localidade de Casal Pardo e tem como padroeira a Nossa Senhora do Rosário , é um templo rústico com torre sineira.


Vendido
Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Fica na localidade de Casal Velho.


Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email-imtn@sapo.pt /e telem. 916850489)
Aguarelas
31cm/40cm
Preço 100€








Sem comentários:

Enviar um comentário