quinta-feira, 1 de julho de 2010

Freguesia de Turquel


Igreja Matriz
Fica situada no centro de Turquel e a sua padroeira é a Nossa Senhora da Conceição. Esta igreja foi mandada construir no ano de 1520, pelo Cardeal D. Henrique e apresenta um belo portal manuelino. No seu interior, existe uma belíssima imagem da “ Virgem com o Menino e a rola”, sendo que a Virgem é Nossa Senhora da Conceição. Acerca da santa, existem várias lendas, mas a mais conhecida é “ a de uma criança que não podia andar e a quem a santa fez o milagre de andar sem ajuda das muletas com que se deslocava habitualmente. Agradecida, foi ofertá-las à igreja, juntamente com pessoas que assistiram ao milagre, dando graças à Sr.ª da Conceição”


Igreja do Senhor Jesus do Hospital
Situada no centro da vila de Turquel, foi fundada em 1762, junto ao hospital da antiga Misericórdia . Foi reconstruída em 1870.
É um modesto templo setecentista que mantém no frontão da fachada , azulejos alusivos à Santa Verónica.
Acerca da sua fundação, existe uma lenda do séc. XVII que a conota com S. Francisco Xavier, que teria pernoitado no Hospital de Turquel antes de embarcar para a Índia. Consta-se “que como sinal da sua passagem, deixou um crucifixo de carvão que ainda hoje se encontra exposto nesta igreja”,



Capela de Santo António
É uma capela com alpendre. A data da sua fundação é desconhecida, mas já em 1754 é citada pelo vigário, Pedro Vicente Ribeiro, como sendo “muito antiga”.
No seu interior existe um retábulo apainelado, no meio do qual avulta a imagem de Santo António. A capela possui um alpendre, a porta, que é ladeada por duas pequenas janelas gradeadas. Estas janelas estão colocadas a uma altura do chão de maneira a permitirem aos fiéis fazerem as suas orações de joelhos, visualizando o seu interior.
O edifício actual não corresponde ao original, porque foi restaurado pelo pároco, Pedro Vicente Ribeiro, com a contribuição dos fiéis. O arco e a divisão ou “capela do fundo” foram construídos em 1844, ligando a capela a uma dependência que estava separada. A sacristia foi ampliada em 1859, graças a um donativo de Jacinto Heliodoro de Oliveira.
Como esta capela se foi degradando, foi restaurada por iniciativa do professor José Diogo Ribeiro, no início do sec. XX.
( parte deste texto foi retirado do blog ADEPART (associação para a defesa do patimónio de Turquel))




Capela de Nossa Senhora da Nazaré
Fica em Covão de Milho, na freguesia de Turquel. O seu orago é Nossa Senhora da Nazaré. Foi construída em 1922 e reparada em 1948.





Igreja de Imaculado Coração de Maria
Aqui são apresentadas as duas capelas, a antiga e a nova que foi feita no mesmo lugar.
Fica na localidade de Carvalhal de Turquel. A anterior capela foi demolida em 2006, já que não apresentava condições favoráveis para a população. A nova capela apresenta uma arquitectura moderna.










Igreja de S. Pedro
Fica na localidade do Silval, na freguesia de Turquel e tem como padroeiro S. Pedro. Em honra do santo há umas festas muito antigas e bastantes populares, nos dias 29, e 30 de Junho.




Igreja da Nossa Senhora da Assunção
Fica na localidade da Moita do Poço, na freguesia de Turquel. O seu padroeiro é Nossa Senhora da Assunção. Foi restaurada em 2005.


Obras disponíveis
(Para adquirir basta deixar mensagem ou, contactar o Email -imtn@sapo.pt/e telem. 916850489)
Aguarelas
31cm/40cm
Preço 100€








1 comentário:

  1. Parabéns pelas 'capelas' . Creio que é também a autora das que estão na Junta d e freguesia d a Beneditabem haja. lucia serralheiro

    ResponderEliminar